Pular para o conteúdo principal

ANÁLISE TRANSACIONAL - EU ESTOU OK, VOCÊ ESTÁ OK (livro - psicologia) - parte 2

EU ESTOU OK - VOCÊ ESTÁ OK - AS RELAÇÕES DO BEM-ESTAR PESSOAL

- Um guia prático pra sua auto-análise - Tradução de Edith Arthens

(...continuação) 

O Neuro cirugião e a Sonda

Qualquer hipótese depende, para sua verificação, de provas capazes de serem observadas. Até recentemente, houve poucas provas a respeito de como o cérebro funciona em cognição, precisamente como e quais dos 12 bilhões de células do cérebro armazenam lembranças. O quanto pode ser retido? Pode desaparecer? A memória é generalizada ou específica? Por que algumas lembranças são mais fáceis de serem recordadas que outras?

Um notável explorador neste campo é o Dr Wilder Penfield, um neuro cirurgião da Universidade McHill de Montreal, que, em 1951, começou a conseguir indícios sensacionais que cofirmavam e modificavam conceitos teóricos que haviam sido formulados em resposta àquelas perguntas. No decurso de intervenções no cérebro, tratando de pacientes que sofriam de epilepsia focal, Penfield conduziu uma série de experiências durante as quais tocava no córtex temporal do cérebro do paciente com uma corrente elétrica fraca transmitida por uma sonda galvânica. Suas observações a respeito das reações a esses estímulos foram acumuladas por um período de diversos anos. Em todos os casos o paciente, sob anestesia local, estava completamente consciente durante a exploração do córtex cerebral e podia falar com Pensfield. No curso dessas experiêcias ele ouviu coisas surpreedentes.

(Considerando que este livro visa a ser um ghia prático para a Análise Transacional e não um tratado técnico científico, quero esclarecer que o material que se segue, a rspeito d pesquisa de Penfield - o úico que pode ser visto como técnico - está incluído no primeiro capítulo porque acredito que ele seja essencial para o estabelecimento da base científica de tudo o mais. As provas parecem idicar que tudo que já esteve em nossa percepção consciente e registrado em detalhes e armazenado no cérebro é capaz de ser reproduzido no presente. O que vem a seguir pode justificar mais que uma simples leitura para uma completa apreciação das implicações das descobertas de Penfield.)

Penfield descobriu que o eletrodo estimulante podeia forçar recordações claramente derivadas da memória do paciete, Penfield relatou que “A experiência psíquica assim produzida interrompe-se quando o eletrodo é retirado e pode se repetir quando ele é reaplicado”. E deu os seguintes exemplos:

(continua ...)

 


Comentários

DESTAQUE

ONÇA PINTADA (poesia)

  Onça pintada,  cheia de manha, olho borrado,  quase me arranha. Pega na unha,  a presa escapa, ganha no tapa,  pulo certeiro.   Jeito sagaz,  assaz traiçoeiro, corre e segura,  pura destreza. De natureza  bela e selvagem ela aprendeu  a malandragem.   Olhar seguro,  arte da guerra quase não erra  golpe no escuro. Gata malvada,  cheia de graça, vem e me abraça  antes que eu fuja.   Corro na chuva  e entro no mato, fico na espreita  pra te emboscar. Vou te domar  pelo cansaço; do embaraço pensa  escapar.   Caço com calma,  sangue na alma, flecha no peito  vou acertar. Na emboscada d a madrugada, sonho contigo, durmo o perigo .   Onça fujona,  sem direção perdeste o norte  da estação. Perdeste o rumo,  perdeste o tino, não mais farejas  o teu destino. P ensas que o rio  segue certeiro; aventureiro, t enho cascatas, ...

O TEMPO e a LUZ - A Teoria da Relativa Idade (poesia)

  Implacável tempo Que escorre pela desatenta mão Que, pelas frestas do chão, foge Não te dei a atenção devida Na displicente vida que te deixei passar   Quem te fará retornar do fim? Quem o fará reverter à vertente, À efervescente origem das coisas ligeiras?   Quando a reflexão for definitiva, Sem qualquer perspectiva, dirás: A roda rodou, as águas fluíram, o sol se pôs.   Mas, se resgatar o impossível é um lamento Há um alento que não quer passar, Há um passo que te faz saltar, Que te lança numa esperança, Que alcança tua alma, Que te dá a calma.   Fora do tempo Fora de qualquer cogitação Fora da tua imaginação Está a Vida Sem medida   Fora do homem, fora do espaço, Que o teu passo não alcança, dança o não-fim, o não-começo Não mereço Mas A VIDA morreu por mim Se fez morte para minha sorte Passou por ela, por ser luz   Venceu as trevas, venceu o tempo, Refulgiu além da cruz, meu JESUS, pois ...   “Nele esta...